Free Tibet

Marcos Prado é sócio fundador da ZAZEN PRODUÇÕES. Diretor dos premiados PARAÍSOS ARTIFICIAIS e ESTAMIRA, produziu os longas TROPA DE ELITE I e II, ÔNIBUS 174, GARAPA e OS CARVOEIROS.

Estudou fotografia no Brooks Institute of Photography de Santa Bárbara(EUA, 1983-1986). Alguns anos depois, de volta ao Brasil, trabalhou como fotojornalista empreendendo várias viagens ao Oriente, especialmente para Indonésia, Birmânia e Tibet. 

Em 1994 e 1995 voltou ao Tibet para dar prosseguimento ao projeto fotodocumental sobre esse país, complementando com imagens de tibetanos em exílio na Índia. A mostra Free Tibet foi exposta no MASP (1996) e integra a coleção deste museu. As imagens documentam o cotidiano das cidades, a natureza e os mosteiros sagrados, que resistiram à cobiça dos chineses, após a invasão em 1950.

Escolhido, em 2002, como Hasselblad Master, Prado possui fotos nos acervos permanentes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Realizou exposições individuais no Brasil e no exterior.


 

1/1

© 2020 by Porto de Cultura